Matheus Frizzo oficializado pelo Suwon FC, time da segunda divisão da Coreia do Sul, para temporada de 2025
O meia Matheus Frizzo, de 27 anos, foi confirmado como reforço do Suwon FC, clube que disputa a segunda divisão do futebol sul-coreano. O jogador, que tem contrato com o Tombense, acertou um empréstimo válido até o término da temporada no exterior.
Revelado pelo São Paulo, Frizzo passará pela primeira experiência internacional em sua carreira após atuar em clubes expressivos do futebol brasileiro. O meio-campista teve boas temporadas em times como Grêmio, Botafogo e Coritiba antes de chegar ao Novorizontino.
No clube paulista, Frizzo foi contratado para ser o meia de criação em 2025 e recebeu o maior salário da história do time, mas não correspondeu totalmente ao esperado. Ele participou de 44 jogos, sendo 33 como titular, marcando cinco gols e dando quatro assistências.
Antes de chegar ao Novorizontino, o atleta se destacou com uma performance sólida pelo Coritiba. Em 48 partidas, 42 delas como titular, anotou 15 gols e deu seis assistências na temporada 2024, chamando a atenção de diversos times.
Conforme informação divulgada pelo g1, o jogador comentou sobre sua nova etapa, “Estou muito contente com essa nova oportunidade na minha carreira. Sempre vi com bons olhos a possibilidade de atuar fora do Brasil e agora as coisas caminharam para que isso se tornasse possível. Sou muito grato ao clube pela confiança e espero que junto dos meus companheiros a gente consiga atingir todos os nossos objetivos ao longo dessa temporada que vem pela frente”.
Origem e trajetória de Matheus Frizzo no futebol brasileiro
Matheus Frizzo começou a carreira nas categorias de base do São Paulo, clube que revelou seu talento para o futebol profissional. Ao longo dos anos, teve passagens por times de peso do futebol nacional, como Grêmio, Botafogo e Coritiba, onde acumulou experiência e bons números, em especial na temporada de 2024 com 15 gols e seis assistências.
O meia ganhou relevância após sua temporada de destaque no Coritiba, momentos antes de assinar com o Novorizontino, que apostou alto ao oferecer o maior salário da história do clube para garantir seu futebol em 2025.
Desempenho no Novorizontino e motivos para mudança ao futebol sul-coreano
No Novorizontino, o meio-campista atuou em 44 ocasiões, sendo titular em 33 delas, porém com desempenho abaixo do esperado: cinco gols e quatro assistências. Essa produção abaixo da projeção, aliada à oportunidade de internacionalização, foi fundamental para que decidisse aceitar o empréstimo ao Suwon FC.
A ida para o futebol da Coreia do Sul representa a primeira experiência fora do Brasil para Frizzo, que enxerga com otimismo essa oportunidade de crescimento e adaptação a novos estilos e desafios.
Expectativas para 2025 no Suwon FC, da segunda divisão sul-coreana
O Suwon FC busca fortalecer o elenco para subir à elite do futebol sul-coreano, e a chegada de um meia com experiência brasileira e jovens 27 anos mostra o ambicioso projeto da equipe. Frizzo deve ser titular e peça fundamental para alcançar os objetivos da temporada.
Com contrato de empréstimo até o término de 2025, o jogador terá tempo para se adaptar, mostrar seu futebol e buscar títulos junto ao clube, com a expectativa de retornar ainda mais valorizado para o mercado ou retornar ao Brasil em condições melhores.