Santos começa pré-temporada no CT Rei Pelé com treinos intensos e ausência de Neymar, que está em recuperação
O Santos iniciou nesta sexta-feira a pré-temporada no CT Rei Pelé, dando sequência à preparação para os próximos desafios da temporada. O elenco passou por treino físico, técnico e tático sob comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, apesar da ausência de Neymar, que segue em recuperação de uma cirurgia no joelho.
O camisa 10 santista renovou contrato até dezembro e deve retornar aos treinos com o grupo na próxima semana. Desde o dia 22 de dezembro, Neymar realiza sessões diárias de fisioterapia em sua casa na cidade de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, devido à artroscopia no joelho esquerdo.
Além de Neymar, outras mudanças no elenco foram confirmadas: quatro atletas foram emprestados para clubes do Brasil e do exterior, enquanto alguns jogadores que estavam emprestados não fazem parte dos planos do treinador para esta temporada.
Conforme informação divulgada pelo g1, a comissão técnica também optou por um protocolo diferente nas avaliações físicas para adequar o processo ao curto intervalo entre o início da pré-temporada e os primeiros jogos oficiais.
Ausência de Neymar e mudanças nos atletas do Santos
Apesar da reapresentação oficial nesta sexta-feira, os jogadores já realizavam trabalhos de forma remota desde o final de dezembro, seguindo orientações do departamento físico. Neymar, que passou por cirurgia no joelho esquerdo em 22 de dezembro, ainda não voltou aos treinos presenciais e realiza fisioterapia em Mangaratiba.
Quanto ao elenco, o goleiro João Fernandes e o atacante Andrey Quintino foram emprestados ao Confiança-SE, o zagueiro Luisão foi cedido ao Goiás, e o atacante Guilherme está em negociações para atuar pelo Houston Dynamo, dos Estados Unidos. Dos atletas que retornaram de empréstimos, apenas o meia Miguelito integrou a reapresentação.
Outros jogadores como Alex Nascimento, Hayner, Nathan, Kevyson, Sandry, Vinícius Zanocelo, Nonato, Patrick e Enzo Monteiro não estão nos planos do técnico Juan Pablo Vojvoda, conforme levantamento divulgado pelo Santos.
Treinos e avaliações físicas adaptadas para o início da temporada
Antes das atividades, o presidente Marcelo Teixeira reuniu-se com jogadores e comissão técnica para alinhamentos iniciais no auditório do CT Rei Pelé. Logo após, o grupo realizou trabalho físico e técnico no gramado.
O coordenador do Núcleo de Saúde do Santos, Rodrigo Zogaib, explicou que o clube alterou o cronograma das avaliações para se adequar ao tempo reduzido entre os primeiros treinamentos e os jogos. Ao invés de concentrar todos os exames nos dois primeiros dias, o clube distribuirá as avaliações em sete dos oito dias que antecedem a estreia.
Entre os exames, estão incluídas análises clínicas, cardíacas, ergométricas, ecocardiogramas e avaliações físicas realizadas pela fisioterapia, fisiologia, equipe médica e nutricional do clube.
Polêmicas e próximos passos no CT Rei Pelé
O colombiano Morelos, que era esperado para o treino desta sexta, não compareceu ao CT devido a uma disputa financeira e solicitou rescisão contratual. O Santos manifestou surpresa com a ausência e encaminhou o caso ao departamento jurídico para resolução.
Para este sábado, o técnico Juan Pablo Vojvoda programou um treino em dois períodos, com exames de pré-temporada pela manhã e atividades no gramado à tarde, fortalecendo a preparação para a sequência da temporada, mesmo sem Neymar, que deve integrar o elenco em breve.