Centro de Treinamento inovador para futebol feminino em Araraquara terá seis campos, alojamentos e estrutura profissional para atletas de todas as categorias
Começaram as obras do primeiro Centro de Treinamento exclusivo para o futebol feminino no Brasil, localizado em Araraquara, interior de São Paulo. O projeto pertence à Ferroviária, clube com tradição no futebol feminino, e tem previsão de ser concluído em um ano.
O investimento total será de R$ 34 milhões, viabilizados pela Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara (Fundesport), em parceria com a Petrobras e o Governo Federal. O complexo ficará no local do atual CT Olegário Tolói de Oliveira, conhecido como CT do Pinheirinho, e será rebatizado como “A Aldeia das Guerreiras“, em homenagem às Guerreiras Grenás, alcunha das equipes femininas do clube.
Além de abrigar atletas das categorias de base até o profissional, o empreendimento tem como meta fortalecer o futebol feminino no Brasil, oferecendo infraestrutura de ponta para treinamento, recuperação e formação integral das jogadoras, conforme detalhado por integrantes da Ferroviária.
Conforme informação divulgada pelo g1, o projeto está entre as maiores iniciativas do país para o desenvolvimento da modalidade.
Estrutura completa para potencializar o futebol feminino na região
O CT terá seis campos de futebol, sendo que um será equipado como estádio para partidas das categorias de base, e outro com gramado sintético. Todos os campos receberão sistema de irrigação eletrônica e serão espaços adequados para sediar competições, fortalecendo a presença feminina no esporte.
A estrutura abrange, ainda, áreas específicas para preparação física, departamento médico, fisioterapia, alojamentos com capacidade para até 82 atletas, cozinha industrial, restaurante, lavanderias, rouparias, vestiários e espaços de convivência. Tudo será pensado para que as atletas tenham um ambiente seguro e completo, essencial para o desempenho esportivo.
Luciana, goleira histórica da Ferroviária e ex-Seleção Brasileira, destaca a importância desse avanço: “As gerações mais novas terão tudo, com campos, psicólogas, dentistas, alojamentos, cozinheiras, tudo aqui. Elas vão usufruir bastante disso e levar o nome de Araraquara para o mundo todo”.
Formação, capacitação e visibilidade para o futebol feminino brasileiro
Além da infraestrutura física, o complexo terá foco em cursos, palestras e desenvolvimento de toda a cadeia do futebol feminino. Nuty Silveira, diretora de futebol feminino da Ferroviária, destacou que o CT quer receber atletas de todo o Brasil e ser referência: “Queremos poder desempenhar cursos, palestras para toda a cadeia que envolve o futebol feminino, com parcerias com a Federação Paulista e CBF para desenvolver torneios em Araraquara”.
Esse movimento também acompanha a expectativa de aproveitar a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada no Brasil, para colocar o CT como local de treinamento de seleções. A cidade e a Arena Fonte Luminosa já receberam visitas da Fifa, embora ainda não tenham sido confirmadas como sedes oficiais para delegações.
Ferroviária e Palmeiras investem em centros exclusivos de futebol feminino
O projeto da Ferroviária é um dos mais antigos e vitoriosos do futebol feminino brasileiro, com história desde 2001 e conquistas como duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro Paulistas, além da revelação de diversas atletas para as seleções nacionais.
A iniciativa da Ferroviária se soma ao projeto do Palmeiras, que também terá um CT exclusivo para futebol feminino em Vinhedo (SP), reforçando a tendência de valorização e profissionalização da modalidade no país.
Com a criação desses espaços dedicados, o futebol feminino brasileiro caminha para uma nova era, com estruturas que garantem o desenvolvimento integral das jogadoras, maior visibilidade e apoio para as futuras gerações brilharem dentro e fora de campo.